Ecommerce

POSSO VENDER TIRAS DE GLICEMIA E OUTROS PRODUTOS PARA SAÚDE NO MERCADO LIVRE SEM SER FARMÁCIA?

Descubra se é possível vender tiras de glicemia e outros produtos de saúde no Mercado Livre sem ser farmácia e entenda a legislação da ANVISA.

Pode. Produto para saúde de uso leigo, com registro ou notificação válidos do fabricante na Anvisa, é livremente revendido por empresa comum. O revendedor varejista está dispensado de Autorização de Funcionamento pelo art. 5º, inciso I, da RDC 16/2014. O que se exige dele é licença sanitária local, venda em quantidade de uso pessoal a pessoa física e o número do registro informado no anúncio. Medicamento é outra história.

O carimbo que não vem com norma atrás

O vendedor abre o painel e encontra o anúncio inativo com uma frase curta: o produto é proibido. Nenhum artigo, nenhuma resolução, nenhum nome de órgão. Só o adjetivo.

O produto em questão costuma ser um item que qualquer pessoa compra na farmácia da esquina sem receita e sem perguntar nada a ninguém. Tira de teste de glicemia. Oxímetro de dedo. Aparelho digital de pressão. Termômetro. Teste de gravidez. Coisas que existem justamente para serem usadas por quem não é profissional de saúde.

E aí começa o problema de interpretação que este artigo resolve. Porque o vendedor, ao ler “proibido”, assume que existe uma norma sanitária proibindo. Na maioria dos casos não existe. Existe uma classificação interna da plataforma, que é outra coisa completamente diferente.

A palavra que a Lei 5.991/1973 usa é correlato, e ela muda tudo

A lei que organiza o comércio farmacêutico no Brasil é de 1973 e continua valendo. Ela separa quatro categorias: droga, medicamento, insumo farmacêutico e correlato.

Correlato, no art. 4º, inciso IV, é definido como substância, produto, aparelho ou acessório ligado à proteção da saúde ou a “fins diagnósticos e analíticos”. Tira de glicemia é exatamente isso.

Agora leia com atenção o art. 5º, que é onde quase todo mundo erra. O caput diz que o comércio “de drogas, medicamentos e de insumos farmacêuticos é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos nesta Lei”. Note o que ficou de fora da lista: correlato.

E o parágrafo primeiro do mesmo artigo completa o raciocínio de um jeito que surpreende quem nunca leu: o comércio de determinados correlatos, incluindo “produtos utilizados para fins diagnósticos e analíticos”, exercido por “estabelecimentos especializados”, “poderá ser extensivo às farmácias e drogarias”.

Extensivo às farmácias. A farmácia é a exceção que a lei autorizou a entrar nesse mercado, não a dona dele. O comércio de correlatos nasce no estabelecimento especializado, e a lei permitiu que a farmácia também vendesse. Quem lê o dispositivo ao contrário chega à conclusão oposta à da norma.

Classe III não significa uso hospitalar. Significa exatamente o contrário

Esta é a parte que eu considero a mais mal compreendida do assunto, e é onde a moderação automatizada mais erra.

Tira de glicemia é dispositivo médico para diagnóstico in vitro, regido hoje pela RDC 830/2023. Essa resolução define, no art. 4º, inciso X, o que é autoteste: “dispositivo médico para diagnóstico in vitro destinado ao uso por um usuário leigo baseando-se exclusivamente nas instruções fornecidas pelo fabricante, sem finalidade de diagnóstico conclusivo”.

Usuário leigo. Está escrito na norma.

E qual a classe de risco de um autoteste? A Regra 4 do Anexo I responde: “os dispositivos destinados a autoteste são classificados na classe III, à exceção daqueles em que o resultado não seja determinante de um estado clínico crítico, caso em que são classificados na classe II”.

Leia de novo e perceba a inversão. O autoteste é classe III porque é usado por leigo, sem supervisão profissional. O risco que a norma está endereçando é o do usuário sozinho em casa interpretando o resultado. A classe alta não é sinal de restrição ao público, é consequência de ser destinado ao público.

A Anvisa deixou isso explícito no documento de Perguntas e Respostas da RDC 830, segunda edição. Perguntada sobre a linha de glicose, a Agência respondeu que os reagentes para glicose de uso profissional foram enquadrados na classe II, enquanto “os reagentes para glicose (uso leigo) permanecem enquadrados na classe de risco III”. E confirmou: “os sistemas de monitoramento da glicemia voltados a usuários leigos permanecerão na classe de risco III”.

Ou seja: nesse produto, a versão profissional é classe II e a doméstica é classe III. Quem usa a classe de risco para deduzir que o item é de uso hospitalar leu o termômetro para saber a hora.

Há mais um detalhe registral que fecha o argumento. O art. 47, inciso VIII, da mesma resolução manda que o rótulo do produto destinado ao público leigo traga a expressão “Autoteste para (especificar) (…) sem fins diagnósticos”. O próprio rótulo do produto carrega a prova de que ele é de autouso.

O que o revendedor precisa ter, e o que ele não precisa

Aqui estão os dois pontos que resolvem a dúvida prática.

O primeiro: registro sanitário é obrigação do fabricante ou do detentor, não do revendedor. O art. 12 da Lei 6.360/1976 proíbe expor à venda produto sem registro no Ministério da Saúde. Esse registro é do produto, tirado por quem o fabrica ou importa. O lojista não registra nada. Ele revende item já registrado, e a prova disso é pública, consultável no banco de dados da Agência em trinta segundos.

O segundo: o varejista de produto de uso leigo não precisa de AFE. A RDC 16/2014, que trata da Autorização de Funcionamento, define no art. 2º, inciso V, o comércio varejista de produtos para saúde como a comercialização de produtos “de uso leigo, em quantidade que não exceda a normalmente destinada ao uso próprio e diretamente a pessoa física para uso pessoal ou doméstico”. E o art. 5º, inciso I, dispensa de AFE justamente quem exerce esse comércio.

A dispensa tem contrapartidas, e omiti-las seria vender conforto. O parágrafo único do mesmo art. 5º avisa que não estar sujeito à AFE não desobriga o estabelecimento da legislação aplicável. Na prática, sobram três exigências reais:

Licença sanitária do órgão local, que o art. 21 da Lei 5.991/1973 impõe a quem comercializa correlatos. Isso é vigilância municipal ou estadual, não Anvisa.

Quantidade compatível com uso pessoal e venda a pessoa física. Esse é o limite que separa varejo de atacado. O art. 2º, inciso VI, da RDC 16/2014 define distribuidor ou comércio atacadista como o comércio “em quaisquer quantidades, realizadas entre pessoas jurídicas ou a profissionais”, e esse sim exige AFE. Anúncio de lote fechado, kit com centenas de unidades ou oferta dirigida a clínicas desloca a operação para a outra categoria.

Informação correta no anúncio. O Decreto 7.962/2013, no art. 2º, exige dados do fornecedor e informação sobre riscos à saúde e à segurança no comércio eletrônico. A própria plataforma exige que o anúncio traga o número de registro ou notificação.

As quatro portas que a própria Anvisa deixa abertas

Um artigo honesto precisa dizer o que joga contra.

A Anvisa, quando consultada sobre bloqueios de anúncio, não responde que a plataforma está errada. Ela responde que não determina a retirada de produtos regularmente registrados, e em seguida lista as situações em que o marketplace pode suspender um anúncio mesmo de produto registrado: quando o número de registro não consta corretamente do anúncio; quando as informações do anúncio divergem dos dados aprovados no registro, como nome comercial, fabricante, modelo e indicação de uso; quando o produto é classificado pela plataforma como de uso profissional ou restrito, conforme critérios internos de conformidade; e quando há falha na validação automatizada dos dados.

Três dessas quatro portas se fecham com organização do anúncio. A terceira é a interessante, porque ela é puramente interna. É o critério da plataforma, não da norma. E é exatamente aí que a leitura errada da classe de risco produz bloqueio em produto regular.

Contra critério interno mal aplicado não adianta discutir sanitariamente. Adianta provar, documentalmente, que o produto é de uso leigo pela própria norma que o classifica.

Seis provas que tornam o seu anúncio difícil de derrubar

  1. Consulta ao banco de dados da Anvisa, impressa com data. Mostra número do registro, detentor, situação e vigência. É o documento que desmonta a etiqueta de proibido em uma linha.

  2. O nome técnico oficial do produto no registro. Quando o nome técnico é “autoteste”, a discussão sobre uso profissional acabou antes de começar. O registro é o dicionário.

  3. Foto do rótulo com a expressão exigida pelo art. 47, inciso VIII, da RDC 830/2023. O fabricante já imprimiu no produto a prova de que ele é de autouso.

  4. Notas fiscais eletrônicas de aquisição, com lote e validade. Comprovam origem regular e cadeia rastreável. Sem elas, qualquer discussão fica no campo da palavra.

  5. Licença sanitária local vigente da sua empresa. É o documento que você precisa ter e que quase nenhum vendedor de marketplace tem organizado.

  6. Print do anúncio mostrando o número de registro no campo regulatório. Fecha a primeira das quatro portas da Anvisa, e é a que a plataforma verifica primeiro.

Quem tem esses seis documentos em uma pasta responde a um bloqueio em uma hora. Quem não tem passa três semanas explicando por chat.

Medicamento é outra história, e misturar os dois custa caro

Nada do que está acima se aplica a medicamento.

A RDC 44/2009 restringe a dispensação e a oferta de medicamentos pela internet a farmácias e drogarias devidamente licenciadas. A regra alcança farmácia, e o art. 1º dela mesma delimita isso. Correlato não está sujeito ao mesmo regime.

Em 2026 esse cenário começou a mudar, mas só para medicamento. A Lei 15.357/2026 acrescentou dispositivo à Lei 5.991/1973 permitindo que farmácias e drogarias licenciadas contratem canais digitais e plataformas de comércio eletrônico para logística e entrega, e a própria Agência abriu processo para regulamentar isso. Nada disso autoriza qualquer um a vender remédio em marketplace, e nada disso era necessário para vender correlato de uso leigo, que nunca esteve proibido.

Quem tenta usar a novidade de 2026 como argumento para vender medicamento entendeu a notícia ao contrário. E quem acha que precisava dela para vender tira de glicemia nunca leu o art. 5º da lei de 1973.

Produto registrado, de uso leigo, com o número do registro no anúncio e nota fiscal na gaveta, não é produto proibido. É produto que a plataforma classificou errado. São coisas diferentes, e a diferença tem nome, número e resolução.

Perguntas Frequentes

Preciso de Autorização de Funcionamento da Anvisa para revender tiras de glicemia e oxímetros?
Não, se a operação for varejo de produto de uso leigo. O art. 5º, inciso I, da RDC 16/2014 dispensa de AFE o comércio varejista de produtos para saúde de uso leigo. Continuam exigidas a licença sanitária do órgão local e a observância do limite de quantidade e de venda a pessoa física do art. 2º, inciso V, da mesma resolução.
Só farmácia pode vender produto para saúde pela internet?
Não. A exclusividade da farmácia, no art. 5º da Lei 5.991/1973, alcança drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos. Correlatos para fins diagnósticos são comercializados por estabelecimentos especializados, e o parágrafo primeiro do artigo apenas estende essa possibilidade às farmácias. A restrição de venda pela internet da RDC 44/2009 é dirigida a medicamentos.
Meu produto é classe III. Isso quer dizer que é de uso profissional?
Não, e no caso dos autotestes significa o oposto. Pela Regra 4 do Anexo I da RDC 830/2023, dispositivos destinados a autoteste são classificados na classe III justamente por serem usados por leigo. A própria Anvisa confirmou, nas Perguntas e Respostas da resolução, que os reagentes de glicose de uso profissional ficaram na classe II e os de uso leigo permaneceram na classe III.
A plataforma pode inativar meu anúncio mesmo com o produto registrado?
Pode, em situações específicas, e a própria Anvisa as descreve: número de registro ausente ou incorreto no anúncio, informações em desacordo com os dados aprovados, classificação interna do produto como de uso profissional ou restrito, e falha de validação automatizada. Poder inativar não é poder inativar sem motivo demonstrável, e a diferença entre as duas coisas é o que se discute em juízo.
Preciso ser autorizado pelo fabricante para revender o produto dele?
Não. Produto original colocado no mercado interno pelo titular da marca ou com o consentimento dele pode circular livremente, conforme o art. 132, inciso III, da Lei 9.279/1996. Autorização de revenda é exigência comercial de alguns fabricantes, não requisito legal para a revenda de item genuíno adquirido com nota fiscal.

Jean Koyama

Sócio na Koyama Advogados: Lidero um escritório Full Service de vanguarda com sede em Campinas/SP e atuação digital em todo o Brasil, América do Norte e Europa. Com forte especialização no ecossistema de Tecnologia, E-Commerce e Negócios Digitais.

OAB/SP 391.607
Índice

Mais artigos

Ecommerce
Abri vários chamados no Mercado Livre e cada atendente diz uma coisa. Isso serve de prova?
Chamados contraditórios no Mercado Livre? Descubra como essas respostas diferentes servem como prova valiosa em disputas, conforme o Código Civil.
Ecommerce
O Mercado Livre disse que a Anvisa mandou tirar meu anúncio. Como descobrir se isso é verdade?
Descubra se o Mercado Livre realmente tirou seu anúncio por ordem da Anvisa e como verificar a informação diretamente com
Ecommerce
POSSO VENDER TIRAS DE GLICEMIA E OUTROS PRODUTOS PARA SAÚDE NO MERCADO LIVRE SEM SER FARMÁCIA?
Descubra se é possível vender tiras de glicemia e outros produtos de saúde no Mercado Livre sem ser farmácia e